Fisioterapeuta no parto

Fisioterapeuta no trabalho de parto, ou devemos dizer Doula?

Doula é uma assistente de parto que não necessariamente tem uma formação técnica em saúde. O nome vem do grego que significa mulher que serve.

Algumas profissionais da área da saúde além da sua especialização ainda fazem esse acompanhamento durante a gestação, parto e pós-parto. Entre elas estão as psicólogas, enfermeiras, terapeutas manuais e aquelas que são mulheres e já passaram pela experiência de parir e querem auxiliar outras mulheres.

A fisioterapeuta pélvica além de preparar o corpo da gestante para o trabalho de parto e conhecendo a paciente, suas limitações físicas e emocionais presta também esse acompanhamento para tornar o momento de parto mais respeitoso, dominante e tranquilo para a parturiente.

Com técnicas obtidas por sua formação acadêmica e especializações a fisioterapeuta durante o parto tenta minimizar as dores advindas das contrações, orienta a realização de posturas para a evolução da dilatação e do encaixe e descido do bebê, técnicas de respiração para as dores e para o período expulsivo.

O ideal é que esse acompanhamento seja feito ao longo de toda a gestação pois além do preparo físico existe o preparo emocional. É importante que a gestante tenha ao seu lado alguém preparado e em quem ela tenha confiança para que esse momento tão especial seja o mais tranquilo possível.
Escolha a sua e bom parto.

Leave a Reply

Your email address will not be published.