Orientações Fisioterapêuticas na Pré Concepção

Patrícia Diniz - Fisio&Pelve
Patrícia Diniz – Fisio&Pelve

No dia 21 de março a Fisioterapeuta da Fisio&Pelve Patricia Diniz participou de Simpósio em que abordou o tema: Orientações Fisioterapêuticas na Pré Concepção.

A palestrante mencionou a importância de um trabalho multidisciplinar na pré concepção e gestação. A ênfase foi no assoalho pélvico e as consequências que essa musculatura enfraquecida podem apresentar, principalmente quando há obesidade associada.

O crescimento do útero, o peso do bebê, o líquido amniótico, a placenta, tudo isso provoca uma pressão maior no assoalho pélvico, podendo acarretar incontinência urinária e/ou fecal, quando existe deficiência nas estruturas de suporte (músculos, ligamentos e fáscias). Imagina todas essas alterações associadas ao sobrepeso?

Na palestra foi mencionado que a fisioterapia pélvica deve ser feita como prevenção e não só quando já existe uma disfunção. A palestrante ressaltou ainda que as técnicas utilizadas atualmente dão a paciente a possibilidade de aprender a contrair a musculatura e associar essa contração as atividades do dia a dia.

Ao final foi feita uma mesa redonda com as palestrantes presentes para que pudessem elucidar as dúvidas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.