Vamos entender o que é e qual a função do períneo?

O períneo também chamado de assoalho pélvico é conhecido como o conjunto de músculos que está localizado na base da pelve, envolvendo o ânus, a vagina ou a base do pênis.
Homens e mulheres possuem esse grupo muscular, sendo que nelas ele fica entre a vagina e o anus – no assoalho pélvico – e nos homens entre o saco escrotal e o ânus.
O períneo é responsável em manter a continência urinária e fecal (segurar o xixi e o coco), também mantém a sustentação dos órgãos pélvicos e tem uma grande importância para a sexualidade.
Idade, alterações hormonais, uma cirurgia de próstata, uma constipação intestinal, gestação, partos vaginais, menopausa são fatores que podem estar relacionados com a perda de força dessa musculatura.
Obesidade e atividades físicas de impacto também ajudam a enfraquecer a musculatura dessa região.
Essa fraqueza pode ocasionar uma série de disfunções perineais. As mais comuns são: incontinência urinária (perda de xixi); retenção urinária (dificuldade de fazer xixi); incontinência fecal (perda de gases ou fezes); constipação intestinal (dificuldade de evacuar); prolapsos dos órgãos pélvicos (queda de órgãos como bexiga, útero); algias pélvicas (dores na região da pelve) e disfunções sexuais (dores nas relações sexuais, diminuição do prazer, dificuldade em ter ereção, dificuldade em atingir o orgasmo, ejaculação precoce, entre outras).
Os músculos do nosso corpo no decorrer da vida enfraquecem e vão perdendo massa, por isso a importância de praticar atividade física com intuito de fortalece-los.
Será que alguém lembra de malhar o períneo? Apesar de estar mais escondido que os outros músculos como bíceps, tríceps, abdômen, o períneo também precisa ser exercitado e fortalecido regularmente.
Mas existe exercício físico para treinar essa musculatura? Sim, a fisioterapia pélvica faz esse trabalho. Ela atua no tratamento e na prevenção das disfunções, fortalece e recupera sua funcionalidade melhorando qualidade de vida do paciente.
Algumas mulheres tem uma fraqueza perineal e nesse caso, o trabalho será fortalecer a musculatura. Outras podem estar com o períneo tenso e rígido, e aí o trabalho será de relaxamento da musculatura. E existem situações em que a paciente pode apresentar as duas situações.
Os exercícios envolvem contrações voluntárias e repetidas dessa musculatura. Apesar de serem simples, precisam ser feitos com acompanhamento pois o especialista poderá avaliar quais as práticas ideais, se devem ou não usar acessórios e quantas repetições podem ser feitas.
O músculo é frágil e o excesso de exercícios pode causar a fadiga do períneo e, consequentemente, deixar o local ainda mais frágil.
Na gestação, o assolho pélvico é muito exigido. Além de sustentar o peso constante dos órgãos pélvicos, precisa também sustentar o peso do bebê durante todos os meses de gestação. Nesse caso, a escolha do tipo de parto, é indiferente.
Quando a paciente opta pelo parto normal, o neném passa através dele e durante essa passagem a musculatura do assoalho pélvico é distendida mais de três vezes acima de sua capacidade normal de resistência.
Os cuidados com o períneo durante a gravidez facilitam a passagem do bebê pelo canal vaginal, prevenindo a necessidade de uma episiotomia.
O ideal seria que todos tivessem o hábito de exercitar a musculatura do assoalho pélvico ao longo de toda a vida.
Quando você aprende a contrair o períneo de maneira correta, pode associar os exercícios as atividades do seu dia a dia. Cuide do seu períneo, cuide da sua saúde!

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